Estudo Sobre o Terceiro Setor no Rio Grande do Sul Perfil, Gestão e Impactos Sociais

Coordenação da pesquisa: Profª Drª. Ana Lúcia Suárez Maciel

Ano: 2011

Resumo: A pesquisa intitulada “Estudo  Sobre o Terceiro Setor no Rio Grande do Sul (ETSUL)” foi realizada pelo  Observatório do Terceiro Setor (OTS), da Fundação Irmão José Otão (FIJO),  entre os meses de outubro de 2009 e novembro de 2010. O OTS foi criado com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento social do Rio Grande do Sul. Esta  contribuição se dá por meio de um conjunto de atividades que, de forma  articulada, dialogam com as organizações do Terceiro Setor, com a esfera  pública estatal e com os diferentes movimentos sociais e fóruns do controle  social democrático, que defendem a efetivação de políticas públicas que tenham como pilares: a emancipação da cidadania, a sustentabilidade da gestão social e a garantia dos direitos sociais da população gaúcha. O compromisso com o conhecimento socialmente responsável e com a consolidação da esfera pública  são os principais elementos que alicerçam a concepção e a prática dessa  experiência no contexto das organizações de Terceiro Setor.

A participação das entidades nesse processo de investigação foi de suma  importância, e deve-se destacar que a partir dessa adesão é que foi possível a  sistematização deste documento. A mobilização dessas entidades representa a crença na contribuição que a pesquisa pode dar para o avanço do conhecimento e, consequentemente, das práticas nesse setor.

As informações aqui socializadas ficarão à disposição da sociedade civil, do poder público, dos órgãos de controle social, das universidades e de todos os  atores envolvidos e/ou inseridos no campo do Terceiro Setor que tenham interesse em conhecer e acompanhar os movimentos e as características deste setor no contexto do Rio Grande do Sul (RS). Além disso, é por meio da publicização desses achados que cumprimos com o nosso compromisso ético de  retornar aos sujeitos pesquisados, gestores das entidades pertencentes ao Terceiro Setor do RS e demais cidadãos da sociedade gaúcha os resultados da  pesquisa.

O presente documento contempla aspectos referentes ao perfil das  entidades, ao modo de gestão e aos impactos sociais produzidos pela efetivação  dos projetos sociais desenvolvidos pelas entidades participantes da pesquisa.

Palavras-chave: 1. Terceiro Setor : Rio Grande do Sul 2. Desenvolvimento Social 3. Políticas Públicas 4. Gestão Social 5. Impactos Sociais I. Maciel, Ana Lúcia Suárez. II. Barros, Xênia Maria  Tamborena. III. Título.